#
#
Home
Imprimir

Portas corta-fogo: como sinalizar?

As portas resistentes ao fogo são aquelas que, quando convenientemente fabricadas e instaladas, evitam a propagação de incêndios durante um período de tempo previamente determinado e verificado através de ensaio tipo normalizado, efectuado por laboratório acreditado para o efeito. 

Uma vez que estas portas fazem parte de caminhos de evacuação, devem ser providas de dispositivos que automaticamente as encerrem, quer estejam normalmente abertas ou fechadas.

De modo a garantir a funcionalidade destes sistemas e para que não haja factores externos que influenciem o seu funcionamento, as portas devem estar devidamente sinalizadas.

Existem dois casos possíveis, ou as portas estão normalmente abertas ou estão normalmente fechadas.

No caso de serem portas normalmente abertas (folha dupla ou simples) e possuírem um retentor automático, deve-se sinalizar a face interior da porta com a informação "Porta corta-fogo. Não obstruir” de modo a garantir que não se coloque nenhum obstáculo que impeça o seu fecho em caso de incêndio.



Deve-se garantir que o espaço de fecho da porta esteja livre.


No caso de seram portas normalmente fechadas (folha dupla ou simples), deve-se sinalizar a face interior da porta com a informação "Porta corta-fogo. Manter fechada”. Deste modo, caso a porta esteja aberta, a mensagem estará visível e o utilizador será alertado para a necessidade de fechar a porta e garantir a compartimentação do edíficio.



Deve-se garantir que a porta esteja sempre fechada. 


De modo a salvaguardar a evacuação em segurança de aglomerados de pessoas, com previsível existência de pânico, deve ser instalada nas portas uma barra antipânico. A sua utilização é recomendada em edifícios públicos em geral, como áreas de diversão ou áreas comerciais. 

Deve também ser sinalizado o modo de abertura de porta para garantir uma evacuação mais rápida e eficaz.



Porta-corta fogo normalmente fechada no caminho de evacuação.


Pode encontrar esta sinalização nas páginas 21, 22, 29 e 32 do nosso catálogo, em www.sinalux.pt


« voltar

Newsletters Anteriores
#
© 2024 - Sinalux  
seara.com